Presidente da Casa, Max Russi, afirma que pedido de vista pode adiar a votação e destaca que instrumento é usado para garantir análise mais completa do texto.
Da Redação
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso,deputado Max Russo(PSB),confirmou nesta quinta feira(11/12) que o projeto da Lei Orçamentária Anual(LOA)de 2026 deve entrar em pauta na proxima semana.Entretanto, ele adiantou que a votação pode ser adiada caso algum parlamentar apresente pedido de vista,mecanismo regimental que permite prolongar a análise antes da decisão final.
A proposta orçamentaria enviada pelo governo estima receita e fixa despesas em R$ 40,790 bilhões no proximo ano,o que representa um crescimento de 10,02% em relação aos R$ 37,076 bilhões aprovados para 2025, conforme dados da Secretaria de Fazenda (Sefaz-MT).
Russi explicou que o pedido de vista é um direito garantido às minorias e costuma ser utilizado para aprofundar o estudo da matéria.Segundo ele,a prática,embora possa atrasar a votação,dá mais segurança ao processo. “Muitas vezes o deputado não teve condições de estudar adequadamente o projeto.Então, é preferivel adiar a votação e decidir com consistência,preparado,da melhor maneira possivel,do que votar no afogadilho”,afirmou.
O presidente reforçou que o projeto será colocado na pauta da próxima semana, mas o avanço dependerá do entendimento entre os parlamentares.