Da Assessoria
A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), concluiu o primeiro ano de mandato com expressiva produção legislativa em favor da população cuiabana. Ao longo dos 12 meses, a parlamentar apresentou 76 projetos de lei, dos quais 20 já se encontram aprovados e sancionados pelo Executivo municipal, revertendo-se em benefícios práticos à população. Além disso, ao longo do ano, foram apresentadas mais de 13,5 mil indicações, refletindo uma atuação voltada à escuta das demandas da cidade e à busca por soluções efetivas.
Eleita com 5.460 votos, Paula Calil viveu sua primeira experiência no Legislativo em 2025, tendo como principais bandeiras de atuação a defesa e a garantia dos direitos das mulheres. Destacam-se leis, inclusive, com engajamento masculino, como “Cuiabá Protege Mulheres” e “Homens de Verdade Protegem Mulheres”, além do incentivo ao empreendedorismo feminino, da regularização fundiária, do reconhecimento cultural e social da capital e da educação financeira, bem como das áreas da saúde e da educação, nas quais foram registrados avanços significativos ao longo de 2025.
Outro destaque do período foi o fomento à participação popular e a aproximação do Legislativo com a comunidade, por meio audiências públicas e sessões solenes, com entrega de moções de aplausos em regiões como Jardim Eldorado e adjacências, São Francisco e São João Del Rey, entre outras.
Ao avaliar o primeiro ano de mandato, a vereadora ressaltou os desafios enfrentados e a importância da construção coletiva.
“Este foi um ano de grandes aprendizados e também de superação de desafios. Assumir a responsabilidade do mandato exigiu muito trabalho, diálogo e compromisso com a população. Cada entrega e cada avanço foram construídos em parceria, sempre com o objetivo de melhorar a vida dos cuiabanos”, afirmou Paula.
Além da produção legislativa, a parlamentar articulou melhorias estruturais, posteriormente executadas pela Prefeitura de Cuiabá. O balanço do primeiro ano também contabilizou 2.291 moções de aplausos protocoladas, 30 projetos de decreto legislativo, 19 audiências públicas realizadas e 91 requerimentos de informação apresentados.
Para 2026, a presidente da Câmara afirma que a meta é intensificar as ações, mantendo o foco no cuidado social, na boa gestão dos recursos públicos, na valorização cultural e no fortalecimento da administração e da produtividade legislativa, reforçando o compromisso com uma Câmara cada vez mais próxima da população.